quinta-feira, 18 de agosto de 2011

e no princípio, fez-se o bit

O conteúdo disponibilizado neste espaço tem por objetivo complementar e reforçar o conteúdo apresentado na aula roteiro, produção e edição em tv, rádio e web, do curso de rádio/tv/web da ufpe. A ideia é relacionar os conceitos referentes às fases de produção conteudística em ambiente digital, materializando-os através de exemplos contemporâneos de realização de produtos audiovisuais. Ainda, propor atividades que reforcem a compreensão do conteúdo e fomentem futuras discussões em sala.

No primeiro encontro, apresentamos os aspectos inerentes ao meio digital, de modo que pudéssemos compreender melhor as 'exigências' que as novas mídias fazem aos novos modos de se produzir conteúdo. Analisamos formas presentes em produções digitais, para que conseguíssemos materializar a discussão. Também apontamos as especificidades na produção e edição digitais e percorremos ideias de autores como Vicente Gosciola (artigo do autor aqui em pdf) e Janet Murray (blog que analisa o pensamento da autora) a respeito da composição de roteiros audiovisuais em meio digital. 
 
Como 'aperitivo' para os próximos passeios, segue a edição-paródia realizada por usuários e fãs da série 24 horas, na qual observamos a utilização da simultaneidade de imagens no processo de edição do seriado - e que é, como vimos, uma das 'marcas' do roteiro da obra e uma das tantas possibilidades de linguagem nas novas mídias. Ei-lo: